terça-feira, 19 de maio de 2009

Vila Verde - GDA (2.ª Fase)

Partimos para esta penúltima jornada com a expectativa de que a questão do título ficasse resolvida já, ainda que conhecedores que não atravessávamos uma boa fase (3 derrotas seguidas) e, mais importante, que não dependia só de nós (o Bruscos tinha de perder pontos). Apesar dessa ansiedade natural entrámos no jogo como nunca antes, em 3 oportunidades fizemos o 0-3. Primeiro pelo Pocinho numa grande penalidade, que mesmo depois de falhar uma na última jornada, batida sem qualquer hesitação, depois pelo Barroco numa boa combinação com o Pocinho a aproveitar o espaço livre nas costas da defesa do Vila Verde, e o terceiro pelo Pipe numa transição rápida colectiva que o deixou de baliza escancarada. Isto nos primeiros 3 minutos de jogo. Mas o jogo estava muito rápido e o Vila Verde reduziu para 2-3 também num par de minutos, o primeiro igualmente num castigo máximo dos 6 metros, e o segundo num lance de insistência na nossa área. Aos 5 minutos já se tinham marcado 5 golos, e ainda mais algumas oportunidades falhadas, onde se começava a destacar o nosso guarda-redes. E neste seguimento fomos nós a marcar novamente, num canto estudado através do Nuno, a passe do Pipe. Mais uma vez não conseguimos manter a vantagem de dois golos por muito tempo e o Vila Verde reduz para 3-4, mas voltámos aos dois golos de vantagem pelo Estica, num bom remate na paralela, depois dum passe do Pocinho. E ao intervalo vencíamos por 3-5.
A segunda parte não foi tão pródiga em golos, muito por culpa dos guarda-redes, sobretudo do nosso. O Rasteiro esteve quase intransponível nos segundos vinte minutos e apenas foi batido num canto onde os seus colegas estavam desatentos e deixaram um jogador inexplicavelmente sozinho que não perdoou e fez o 4-5. Até final sofremos bastante, o Vila Verde dominou o jogo, teve várias oportunidades, mas como disse antes o Rasteiro estava em dia sim, e com o auxílio dos seus colegas mantivemos a vantagem até final, voltando às vitórias e cumprindo o nosso papel para que fosse possível ser campeão já nesta jornada. Depois do jogo seguiu-se a espera de notícias, com muita ansiedade, até que passado cerca de 15 minutos do final da nossa partida o Sr. Zé Pita informou-nos via telefone, através do seu filho Zeca, que o que tanto ambicionávamos aconteceu finalmente, e que poderemos passar a próxima jornada sem o dramatismo que se previa.
Sobre o jogo, foi um jogo de nervos e sofrimento, que depois da vantagem de 3 golos deveríamos ter controlado melhor. Não o fizemos, mas há que dar também o devido mérito ao Vila Verde que fez por isso e nos dificultou imenso esta vitória, talvez merecendo até outro resultado.

Sem comentários: