domingo, 9 de novembro de 2008

7.ª JORNADA (GDA-Real Conchada)

No início de mais uma semana de três jogos recebemos o histórico Real da Conchada, que está numa série de resultados negativos e por isso ia dar o máximo para reverter este ciclo, já que possui qualidades para isso.
Estávamos conscientes do valor adversário, e do seu modelo de jogo, que consistia numa defesa recuada com saídas em transições rápidas e precisávamos ser pacientes, quando em posse de bola, e com coberturas ofensivas de modo a preparar da melhor maneira as nossas transições defensivas.
Apesar de nos colocarmos na frente do marcador cedo (4’) pelo Ricardo Pocinho numa boa combinação com o Pipe, e de no minuto seguinte fazermos o 2-0 pelo Pipe num contra-ataque, não estivemos bem na primeira parte. Estivemos muito apáticos no ataque, algo desligados, e o nosso ataque organizado, com exclusão do lance do 1-0, nunca foi perigoso, pois éramos lentos e os jogadores que não tinham a bola estavam pouco pro-activos, dando ideia que por vezes estavam alheados do que os colegas estavam a fazer. Na defesa estávamos melhor, apesar de algumas desatenções graves, idênticas à situação que originou o 2-1 aos 10’, em que parámos no acompanhamento dum jogador que recebeu a bola completamente à vontade no interior da nossa área, rodou e bateu o nosso guarda-redes. Apesar disso, fruto duma maior concentração na defesa conseguimos fazer o 3-1 pelo Flávio numa recarga a um remate do Estica, depois de mais uma transição rápida na nossa parte, já que continuávamos pouco perigosos no nosso ataque planeado. Nesta fase já o Conchada defendia mais à frente, e num bom lance individual dum jogador deles o árbitro assinala uma grande penalidade aos 16’ que foi convertida reduzindo a diferença no marcador para 3-2, mas no último minuto da primeira parte o Ricardo Pocinho bisou num livre de 10 metros repondo a diferença em 2 golos.
Na segunda parte melhorámos muito, cometendo menos erros na defesa e sendo mais coesos e solidários no ataque, que nos permitiu marcar o 5-2 logo no minuto 22’ pelo Luca numa bela assistência do Pipe. Nesta fase já o Conchada se lançava com tudo no ataque e defendia muito subido, que nos abria espaço para aproveitarmos quando recuperávamos a bola, e aos 33’ o Pipe faz o seu segundo golo colocando o marcador em 6-2. Sofremos ainda o 6-3 aos 36’ mas controlámos o ataque adversário com alguma segurança e no último minuto o Luca fechou o marcador em 7-3 num lance em que o guarda-redes adversário saiu lesionado, esperando nós que recupere rápido e que não seja grave como inicialmente pareceu.

Reflectindo sobre este jogo, fica a ideia que temos de ser mais rápidos no nosso ataque organizado, com a noção que todos participam nesta fase, quer tenham ou não a bola. Contudo esta apatia talvez tenha tido causa na demora do início do jogo (estava marcado para as 20:30h e começou já passava das 20:50h), que fez com que o aquecimento tivesse sido mais longo, e com algumas pausas que poderão ter tido efeitos negativos na preparação mental dos atletas para o jogo, mas apesar disso temos de começar o jogo com mais intensidade e certamente o faremos já na quarta feira frente à Ribeira de Frades.

Sem comentários: