domingo, 17 de outubro de 2010

SENIORES

Na segunda jornada recebemos a Casa do Povo de Miranda do Corvo, depois de ambas as equipas obterem resultados dilatados na jornada anterior, o que fazia antever um jogo interessante e equilibrado. Na minha opinião esse equilíbrio foi espelhado pelo resultado (3-3). Quanto ao interesse, houve várias situações de golo, casos de arbitragem, e incerteza no marcador pelo que presumo que para os espectadores que se deslocaram ao pavilhão tenha sido um belo jogo para se assistir. Na minha perspectiva de treinador do CSFC o nosso jogo foi pobre, insistimos nos mesmos erros, não soubemos interpretar o que temos treinado, nem o que é pedido na maioria do tempo, e isso começa a ser preocupante.
A história do jogo começa com o 0-1 na primeira vez que a CP Mir. Corvo vai à nossa baliza. Uma tabela simples na ala onde a nossa apatia é notória e os olhos não chegaram para evitar o golo adversário. Simples e eficaz! Reagimos ao golo, aumentámos (pouco) a velocidade de jogo, criámos 2 situações claras de golo bem negadas pelo guarda-redes contrário, até que aos 5' numa boa jogada individual do Luca empatamos a 1 golo. A toada do jogo manteve-se, algum equilíbrio, boas intervenções dos dois guarda-redes, até que numa saída um pouco imprudente do nosso guarda-redes a C. P. Mir. Corvo faz o 1-2 atirando para a baliza deserta. Até ao intervalo ainda sofremos a marcação de um livre de 10 metros quando nos foi assinalada a sexta falta no último segundo da primeira parte.
Na segunda parte tivemos uma entrada muito feliz e logo no primeiro minuto o Luca empata o jogo. Nos minutos seguintes manteve-se o equilíbrio até que aos 8' surge a primeiro caso de grande influência da arbitragem, que não teve um dia particularmente feliz. Num lançamento longo de baliza, o Kiko desvia a bola do guarda-redes adversário, esta bate na trave e na linha de baliza (está em vídeo), e o árbitro assinala prontamente o nosso golo. De imediato todos os jogadores adversários e elementos do banco rodeiam o árbitro, protestando de uma forma muito efusiva, chegando a haver encostos de peito, nunca agressões ou sequer tentativas. É expulso um elemento do banco, e nem mais uma advertência ou aviso da parte do árbitro que pareceu assustado e lembrou o sr. José Pratas há uns anos largos... Repito que a razão dos protestos está do lado da C.P. Mir. Corvo mas o modo como o fizeram foi claramente mais exuberante do que qualquer nosso/meu protesto durante todo o jogo. Não digo isto com a intenção de exigir castigos aos elementos que protestaram, mas sim para comparar com o que me aconteceu depois. O adversário acusou um pouco este golo, e talvez o modo como ele foi assinalado e depois disso tivemos algum ascendente, sem que o nosso guarda-redes deixasse de ter trabalho e ser obrigado a boas intervenções, mas recordo vários lances em que estivemos frente a frente com o keeper adversário e nunca conseguimos o quarto golo. Uma dessas situações foi de 3x0 e não conseguimos ser eficazes. Tivemos também uma situação de superioridade numérica em virtude de uma expulsão por acumulação de amarelos de um adversário e fomos totalmente inofensivos nesses 2'. Ora essa ineficácia custou-nos 2 pontos. Já no minuto 30 o árbitro assinala um livre directo em zona central a favor da C.P. Mir.Corvo aos 10-12 metros, ou seja frente ao nosso banco, onde é perfeitamente visível que o nosso jogador pisa a bola e não toca no adversário (também está no vídeo...). Do livre surge o 3-3 num belo remate sem defesa, depois duma simulação onde o nosso jogador foi algo ingénuo. E é agora que eu quero chegar à comparação com os protestos adversários. Depois de assinalar o golo o árbitro principal passa em frente ao nosso banco para voltar ao meio-campo e eu digo-lhe, em tom baixo, sem levantar braços, nem bater o peito contra ele, "Viu esta mer**?". De pronto deu-me ordem de expulsão. Provavelmente encontram-se vários motivos para esta expulsão no livro das regras do jogo. Mas quanto ao seu critério fica muito a desejar. Como pode expulsar-me por este protesto quando teve de recuar, quase fugir, dos protestos aquando do nosso terceiro golo!? Se não me falha a memória é a segunda vez que falo de árbitros neste blog, curiosamente as duas sobre este. A primeira foi na final da Taça AFC em 2008/09, onde fiz questão de dizer que me pareceu existir erros contra a minha equipa da altura mas que acreditava piamente que não foram com intenção de prejudicar pois o carácter da pessoa que errou não me fazia crer nisso. Também neste jogo não acredito que tenha querido prejudicar o CSFC ou CPMC pois teve erros para ambos. Mas o modo como me expulsou, depois de já na época passada eu me ter queixado num jogo da 3.ª Divisão ao serviço do GDA, deixa-me algumas dúvidas quanto à sua isenção perante a minha pessoa e minhas atitudes quando comparadas com as dos meus adversários. Espero estar enganado... O jogo terminou dois minutos depois, com um empate que se pode classificar de justo, pois quem falha situações como nós falhámos dificilmente merece vencer.

2 comentários:

Anónimo disse...

venha de lá esse video que já agora estou curioso de ve-lo, blablablablabla e factos concretos nada, é só desculpas esfarrapadas

Daniel Lourenço disse...

Sr ou sra anónimo se quiser tanto ver o vídeo pode-me encontrar à segunda e quinta feira a partir das 19h até às 23h no pavilhão do CSFC. Caso este horário não lhe sirva pode vir noutro dia que em Figueiró lhe saberão dizer onde me encontrar e terei todo o gosto em lhe mostrar cara a cara o vídeo que comprova que o nosso terceiro golo não deveria ser assinalado e que a falta que origina o empate é, no mínimo, muito duvidosa já que o meu atleta toca na bola antes do atleta da CPMC lhe tocar.
Agora deixe-me que lhe responda também que estar a afirmar que dou desculpas esfarrapadas quando afirmo que nos foi assinalado um golo que não deveria ter sido e quando digo que o resultado é justo deixa muito a desejar na sua análise. E isto está escrito, é muito concreto, como eu sou concreto e um comentário anónimo é que é bastante abstracto, pois só nos resta imaginar quem será a pessoa por detrás desta fabulosa intervenção.