segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PRIMEIRA JORNADA

Na primeira jornada calhou-nos em sorte o Santa Clara, uma equipa de tradições no nosso futsal e que acabou a época passada em grande forma vencendo, merecidamente, a taça da AFC e garantindo o direito a disputar a divisão de honra nesta época. Sabíamos que iria ser um jogo bastante difícil, mas queríamos iniciar da melhor maneira possível o campeonato.
Começámos com problemas na preparação do jogo já que o pavilhão da Encosta do Sol, em Soure, estava ocupado com outra actividade. Tentámos, como em ocasiões anteriores, recorrer ao pavilhão de Condeixa que é idêntico à nossa “casa” habitual. Não tivemos sorte e consultámos a disponibilidade do pavilhão de Montemor, onde obtivemos a mesma resposta. A solução foi encontrada no pavilhão do Centro Social de Figueiró do Campo, o que nos alterou a programação já que tivemos de recorrer aos 2 treinos que dispusemos nesse recinto para a habituação ao piso, iluminação e ambiente por parte dos nossos jogadores. Aproveito aqui para agradecer toda a disponibilidade da parte dos directores do CSFC que foram inexcedíveis a ultimar os últimos pormenores para deixarem tudo pronto para a realização deste jogo, que foi o primeiro de carácter oficial neste local. Apesar de não ser o piso que mais gostamos, beneficiámos de outras vantagens, sendo a mais importante o apoio de maior quantidade de público nas bancadas.
Quanto ao jogo propriamente dito, foi um jogo bem disputado, muito táctico, onde desde início se viu que iria vencer quem melhor aproveitasse as falhas alheias, que não iriam ser muitas. Na primeira parte o Santa Clara teve maior volume de oportunidades de golo, negadas por um punhado de excelentes intervenções do nosso guarda-redes. Nós também criámos algumas boas situações mas pecávamos no último toque, quer fosse na finalização ou na recepção.
Na 2ª parte tivemos a felicidade de marcar o primeiro golo numa jogada onde, depois de alguns contra-ataques de parte a parte, conseguimos concretizar pelo nosso capitão Ricardo Pocinho, a passe do Pipe.
A partir do 1-0, aproveitando um maior balanceamento ofensivo do adversário conseguimos criar várias situações de golo, e aí brilhou também o guarda-redes adversário. Até que numa grande arrancada do Pipe pela esquerda. Conseguimos causar superioridade no ataque e este ofereceu ao Estica o 2-0, que este já procurava há algum tempo, com algumas boas oportunidades bem negadas pelo guarda-redes contrário. Depois o Santa Clara pressionou, como lhes competia, mas fomos conseguindo aguentar e criar, de quando em vez, situações perigosas através de transições rápidas.
Numa altura em que se pedia maior posse de bola, atrasámos para o guarda-redes, permitindo que a pressão adversária chegasse mais perto da nossa baliza, e numa perda de bola em zona proibida o Santa Clara reduziu para 2-1 a pouco menos de um minuto para o final. Apesar disso a equipa não se desconcentrou e aguentou a vantagem até final, garantindo os 3 pontos.

Quero aproveitar para dedicar esta vitória ao púbico presente, especialmente aos membros da direcção do CSFC que, repito, foram inexcedíveis nos preparos para este jogo, e apoio durante o mesmo. Quero ainda dedicar ao nosso presidente, já que não lhe foi possível estar presente fisicamente, situação que quem convive com ele sabe o que lhe custou. Apesar disso esteve sempre em contacto com elementos da equipa, e presente no pensamento de todos nós!

Sem comentários: